terça-feira, janeiro 16, 2007

Good Night, and Good Luck

Diretor: George Clooney
Com: David Strathairn, George Clooney, Robert Downey Jr., Jeff Daniels



Boa Noite, e Boa Sorte é um filme baseado em fatos reais. Tem apenas 90 minutos e foi totalmente filmado em preto e branco. O filme é sobre o jornalista Edward R. Murrow(Strathairn) e sua briga histórica com o Senador John McCarthy de Wisconsin na década de 50.

Enquanto o Sen. John McCarthy só aparece em gravações da época, Strathairn faz uma atuação impecável no papel do jornalista que contestava sem medo os métodos de McCarthy contra o comunismo. Clooney faz o produtor da CBS Fred Friendly, e luta por uma coisa que se já era importante naquela época, é ainda mais nos dias de hoje: O dever do jornalismo de mostrar a verdade à população.





Edward C. Murrow, foto original à esquerda, e à direita

interpretado pelo ator David Strathairn


O filme é modesto na parte de cenários, é quase completamente filmado dentro dos estúdios da CBS, a única parte em que dá pra ver o céu é em um comercial de um patrocinador da emissora.

Quando Murrow decide enfrentar McCarthy, que conduzia uma investigação implacável contra uma suposta invasão comunista no governo e causava uma paranóia pós-guerra nos EUA, o medo invade o estúdio de notícias.Murrow sabia, assim como seu chefe William Paley(Frank Langella), que McCarthy iria retaliar questionando seu patriotismo e sujando seu nome. Assim ele colocava toda rede CBS em risco. O senador usava o medo pra minimizar a liberdade americana na época, alguém associa isso com o 11 de setembro?


Clooney como o produtor da CBS Fred Friendly

Esse filme tem um significado especial pra Clooney, o pai dele era um apresentador de noticiário de TV, e Murrow era um ícone para sua família. É impossível não comparar a história do filme com fatos atuais, Bush e a guerra do Iraque combinariam perfeitamente com o que o filme passa.

Alguns Edward Murrow aqui no Brasil não fariam mal algum.



3 Comments:

Blogger Ivana de Souza said...

Êê, Baris, tu vai ficar bem intelectual com esse blog, né? Gostei.

11:17  
Blogger Lucas said...

Muito bom, querido magureira. Sem spoilers, conciso, excelente ;)

10:20  
Blogger Lucas said...

Muito bom, querido magureira. Sem spoilers, conciso, excelente ;)

10:20  

Postar um comentário

<< Home